quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Câmara Municipal homenageia Hora Israelita


A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta segunda-feira (4/9), no período de Comunicações, homenagem pelo transcurso do 60° aniversário do Programa Hora Israelita, proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Dr. Goulart (PDT). A vereadora Mônica Leal (PP), que falou em nome da Casa, observou que num país de tantos projetos interrompidos como o Brasil, um programa de rádio que consegue completar 60 anos de transmissões ininterruptas é um fenômeno. "É o programa de mídia judaica mais antigo do continente americano". Acrescentou que o Hora Israelita, transmitido pela Rádio Bandeirantes de Porto Alegre aos domingos pela manhã, caminha junto com a história do rádio e alimenta a milenar tradição do povo judeu. "O programa, com seus correspondentes em várias partes do mundo, é um verdadeiro representante dos anseios de um povo que interage com o mundo."

O diretor do programa, Jacob Helperin, explicou que a Hora Israelita nasceu em 1946, quando os efeitos da II Guerra Mundial ainda eram absorvidos e o mundo estava chocado pelo holocausto de 6 milhões de judeus. Conforme ele, foi então quem um grupo de jovens idealistas sentiu a necessidade de os anseios judaicos serem levados a toda a sociedade. "Em 1º de setembro foi lançado na Rádio Farroupilha o programa Hora Israelita, com o objetivo de ligar a grande sociedade em geral com a pequena comunidade judaica." Lembrou que grandes acontecimentos, como a criação do estado de Israel, foram transmitidos pelo programa. "Aos 60 anos, a Hora Israelita renova sua vocação e seu compromisso de integração comunitária. Nossas mensagens sempre foram em favor da concórdia e da paz no Oriente Médio, tendo como exemplo a harmonia existente no Brasil."
Também se manifestaram os vereadores Cláudio Sebenelo (PSDB), Carlos Comassetto (PT), Professor Garcia (PPS), Nereu d'Avila (PDT), Ibsen Pinheiro(PMDB) e Elói Guimarães (PTB). A sessão foi presidida por Luiz Braz (PSDB).

Nenhum comentário: