domingo, 24 de setembro de 2006

Bin Laden: morte não confirmada


O Governo dos Estados Unidos disse hoje que não pode confirmar as informações, publicadas na França, de que o líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, teria morrido de tifo no Paquistão. A confusão em torno do assunto aumentou nas últimas horas por causa de uma informação publicada na edição digital da revista Time que assegura, citando a uma fonte saudita, que Bin Laden está gravemente doente. A mesma fonte considera que existe uma "alta probabilidade" de que o líder terrorista já tenha morrido de tifo, embora reconheça que as autoridades sauditas não têm nenhuma prova ou dado que confirme a morte de Bin Laden.


Os rumores começaram quando o jornal regional francês L'Est Republicain publicou uma notícia informando que, de acordo com um relatório do serviço secreto francês, a Arábia Saudita estaria convencida de que Bin Laden havia morrido de febre tifóide no Paquistão no fim de agosto. O governo francês disse que não podia confirmar o relatório e iria investigar o vazamento da informação da inteligência. O Departamento de Estado americano não fez comentários imediatos e estava estudando os relatórios.
Um fator que aumenta a especulação sobre a morte de Bin Laden é o fato de ele não ter sido visto em um novo vídeo desde o fim de 2004, enquanto o número dois da rede, Ayman Al-Zawahri, apareceu algumas vezes em vídeo desde então.

Nenhum comentário: