quarta-feira, 9 de agosto de 2006

ONG acusa Hizbollah de crimes de guerra



Em relatório divulgado no último fim de semana, a ONG americana Human Rights Watch acusa o grupo Hizbollah de cometer crime de guerra ao lançar foguetes contra áreas civis de Israel, exortando-o a "parar imediatamente".
"Lançar foguetes cegamente contra áreas civis é sem dúvida crime de guerra", diz Kenneth Roth, diretor-executivo da ONG. "Nada pode justificar essa agressão aos princípios mais fundamentais de poupar os civis dos danos de guerras."Segundo a organização, apesar de o grupo terrorista alegar que vários de seus ataques têm como alvo bases militares, "a maioria parece ter sido direcionada a áreas civis e acertou hospitais, escolas, casas".
No relatório, "O Hizbollah deve parar os ataques a civis", a organização diz que o norte de Israel, com 1 milhão de habitantes. Segundo a ONG, o grupo já disparou 2.500 foguetes. Alguns deles, diz, têm milhares de bolas de metal em seu interior, que explodem para todos os lados ao atingir o alvo, com o objetivo de "provocar o máximo de dano possível". A organização reporta ainda ataques a diversas instituições médicas. "Atacar [hospitais] deliberadamente é um crime de guerra."

Nenhum comentário: