domingo, 27 de julho de 2008

Obama visita Israel

O candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, prometeu, se eleito, um sólido apoio a Israel, cuja existência qualificou como "milagre". A visita a Israel tem um alvo claro: o eleitorado judeu dos EUA. Mais tarde, usando uma quipá, ele esteve no Muro das Lamentações e depositou flores brancas no Yad Vashem (o museu do holocausto).


O candidato democrata à presidência americana, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que o Irã não deve esperar até que haja outro presidente nos Estados Unidos para pôr fim a seu programa de enriquecimento de urânio, pois "a pressão continuará aumentando".

Obama assinalou que, tanto ele, quanto Sarkozy, concordaram que a questão nuclear iraniana é "extremamente grave" e que "o mundo deve enviar uma forte mensagem" ao país para "pôr fim a seu programa nuclear ilícito".
Paralelamente, se mostrou favorável à apresentação de "uma escolha clara ao Irã: ou o país modifica seu comportamento e se integra plenamente à comunidade internacional com todos os benefícios que isso implica, ou segue com seu programa nuclear ilícito e enfrenta sanções novas e mais fortes".

Segundo Obama, um Irã com poder nuclear seria uma ameaça tanto para a França quanto para os EUA; poria em risco Israel e o resto da região; encorajaria os terroristas e começaria uma perigosa corrida armamentista no Oriente Médio.

Nenhum comentário: