domingo, 11 de outubro de 2009

Visita de Ahmadinejad ao Brasil em novembro é confirmada

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, fará uma visita oficial ao Brasil no fim de novembro, anunciou neste domingo o diretor da Associação de Amizade Irã-Brasil, Mir-Qasem Momeni. "Durante a viagem, serão debatidas questões econômicas e culturais, assim como a ampliação das relações bilaterais", disse Momeni, citado pela agência de notícias Fars.
Fontes brasileiras já tinham dito que a visita poderia acontecer em 23 de novembro. Caso realmente aconteça, a viagem será a primeira de Ahmadinejad ao Brasil, país com o qual o Irã estreitou relações políticas e econômicas nos últimos meses.
No campo político, o Brasil comemorou na semana passada a retomada das conversas do Irã com a comunidade internacional sobre seu programa nuclear. A questão chegou a ser discutida entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega americano, Barack Obama, em uma reunião paralela à cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países mais ricos e as principais nações emergentes), realizada em Pittsburg (EUA), no fim de setembro.
Na ocasião, Lula, que cogita a hipótese de viajar ao Irã no ano que vem, se posicionou contra a imposição de novas sanções à República Islâmica. O presidente brasileiro também disse, durante a reunião do G20, que pretende estreitar ainda mais os laços com o Irã. Segundo especialistas, o comércio entre Irã e Brasil movimenta cerca de US$ 2 bilhões ao ano.

2 comentários:

risnik disse...

Trata-se de mais uma postura vergonhosa do governo Lula.Como se não bastasse apoiar um anti-semita para diretor-geral da UNESCO ,agora os petistas vem bajular o Mahmoud Ahmadinejad,um sujeito que apóia o terrorismo.

Rogério Aparecido Clemente disse...

Sou a favor da visita de Ahmadinejad. Os judeus que se contentem com seus medíocres protestos, pois isso não influi em nada.

O Brasil só tem a ganhar com o estreitamento das relações com o Irã.

VIVA MAHMOUD AHMADINEJAD!