segunda-feira, 6 de abril de 2009

Novo governo de Israel deve retomar ação em Gaza

O novo primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, precisa agir para evitar que o movimento islâmico radical palestino Hamas se rearme e reforce seu controle sobre a faixa de Gaza. A opinião é do analista Ely Karmon, do Instituto Internacional de Contraterrorismo e ligado à comunidade de inteligência israelense.
Karmom afirmou, em entrevista à Samy Adghirni, que o governo de Netanyahu será mais linha-dura que o anterior à princípio. Ele ressaltou, contudo, que o ex-primeiro-ministro Ehud Olmert tomou "várias iniciativas, como a guerra do Líbano [2006] e a ofensiva em Gaza, que não teve desfecho"
.
"O novo governo deve fechar com urgência a fronteira com o Egito, pois o contrabando de armas continua, ajudando o Hamas a controlar a população. O grupo anda tão confiante que vem convidando TVs a filmarem a reconstrução dos túneis", afirmou.
Para Karmon, a fórmula da estratégia do novo governo envolve ainda a relação do Hamas com o rival secular Fatah e as negociações com o Egito, que ocorrem em vários planos.
"Mas se Gilad Shalit [militar refém em Gaza desde 2006] não for solto e se houver mais disparos de foguetes [contra Israel], o novo governo atacará com mais firmeza".

2 comentários:

SERGIO disse...

OI,GOSTEI DO BLOG
PARABENS POR ESTE TEMPO TODO NO AR COM O PROGRAMA.
MEU NOME É SERGIO E SOU O DIRETOR DA HAGSHAMA.
PARA CONHECER PODE VER
WWW.HAGSHAMA.COM.BR

Msmoraes disse...

Israel não pode nem deve confiar em acordos, o caminho mais seguro foi e sempre será a precaução, está sempre à frente em todas as frentes.