quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

EUA testará sistema israelense de proteção de tanques


Um sistema israelense para proteção de tanques e veículos de transporte de tropas contra disparos de foguetes portáteis será testado pelo Pentágono, para possível uso pelas forças norte-americanas no Iraque.

O "Trophy" (troféu) é descrito pela empresa fabricante, chamada Rafael, como um sistema único, porque usa um sensor para detectar um míssil e disparar um projétil que destrói sua ogiva em pleno ar. A Rafael afirma que a confiabilidade do sistema é de cerca de 95 por cento.

A fonte da defesa israelense disse que o Pentágono está no último estágio para encomendar uma unidade do sistema para testes nos EUA.

"O Departamento de Defesa pretende testar o Trophy, talvez em um veículo Stryker, ou de outro tipo, a partir de abril, e depois no terreno no Iraque", disse a fonte, que falou à Reuters pedindo para não ter seu nome revelado.

Outra fonte da defesa israelense próxima dos planos da Rafael prevê que o preço unitário do Trophy ficará entre 250 mil e 350 mil dólares e que o sistema pesa cerca de 700 quilos.
A fonte disse que o preço alto e o peso podem ser compensados com a aproximação de veículos para viagens em grupo. Isso faria com que um Trophy instalado em um deles desse proteção aos outros.

Lova Drori, vice-presidente da Rafael, disse que o desenvolvimento do Trophy, que já dura 15 anos, foi acelerado depois da guerra de Israel com guerrilheiros do Hezbollah neste ano.
Dezenas de tanques israelenses foram destruídos ou atingidos por foguetes portáteis do Hezbollah, ou por mísseis mais sofisticados durante os 34 dias de guerra, provocando o maior número de baixas das forças blindadas de Israel em quase um quarto de século de batalhas.
Drori disse que as Forças de Defesa de Israel enviaram pedido de diversas dúzias de sistemas Trophy para instalação em tanques de batalha até o final de 2007, quando alguns analistas israelenses prevêem outra guerra na fronteira norte do país.